Como funciona o mecanismo do Moloni para comunicar com a AT?
Caso ative o mecanismo de envio e comunicação dos documentos da sua empresa à Autoridade Tributária, compreenda como funciona todo o processo, para perceber algumas das situações que podem ocorrer.
Sempre que um utilizador tenta fechar um documento para comunicar à AT, o Moloni envia a informação para o webservice da Autoridade Tributária.
Quando se dá esta operação, e apesar de todo o controlo rigoroso na introdução da informação, podem existir falhas no preenchimento do documento.
Sempre que for possível, alertamos o utilizador e mantemos o documento em rascunho para que o possa alterar e voltar a fechar. Para saber como ativar a comunicação com a AT consulte esta Guia.
Em caso de falha, o que acontece a seguir?
Se estiver corretamente preenchido, o Moloni deixa fechar o documento sendo depois comunicado à AT. No entanto, caso o serviço não esteja a funcionar, o Moloni irá ficar com o seu documento em lista de espera e irá tentar comunicá-lo até receber uma resposta.
Até obter uma resposta da AT o Moloni nunca irá desistir de enviar os seus documentos em fila de espera.
Posso consultar a minha Fila de Espera?
Pode. Basta aceder ao menu A. Tributária e de seguida clicar em Listagem de pendentes. Nessa secção irá obter a lista de envio dos documentos pendentes da sua empresa à Autoridade Tributária.
Quais os documentos comunicados para a AT?
- Fatura;
- Fatura Simplificada;
- Nota de Crédito;
- Nota de Débito;
- Fatura-recibo;
- Consultas de mesa;
- Fatura de consignação nos termos do art.º 38º do código do IVA;
- Fichas de Serviço;
- Nota de Encomenda;
- Orçamentos;
- Fatura Pró-forma;
- Recibo emitido no âmbito do regime de IVA de Caixa (incluindo os relativos a adiantamentos desse regime);
- Guia de Consignação;
- Guia de Remessa;
- Guia de Transporte;
- Guia de Movimentação de Ativos Próprios;
- Nota de Devolução de Cliente.
Só são aceites documentos de venda com impostos das zonas fiscais PT, PT-AC e PT-MA.
Em caso de erro permanente, o que devo fazer?
Tal como indicamos no tópico anterior, após ter fechado o documento e ele ser recusado pelos serviços da AT por mau preenchimento ou outro erro, é muito complicado justificá-lo e voltar a inseri-lo na AT de forma automática.
O grande objetivo do Moloni nesta fase é deixar passar apenas situações de total conformidade e que sejam aceites pela AT, daí o check-up prévio que fazemos à sua conta antes de ativar o serviço.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.