Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Notas de Crédito

Notas de Crédito e Notas de Débito - O que deve saber sobre a sua criação

As notas de crédito e as notas de débito permitem corrigir documentos de venda. Saiba distingui-las e as regras a ter em conta.

Notas de Crédito - O que deve saber

A nota de crédito é um documento para creditar/anular uma fatura, de forma total ou parcial.

Para a sua emissão, deve escolher uma das opções:

  • Retificar documentos específicos;
  • Conceder desconto por rappel.

No Moloni, ao emitir este documento deve selecionar uma das opções, como é explicado aqui

Retificar documentos específicos

Nesta situação, a nota de crédito deve estar relacionada com um ou vários documentos de venda. O valor final do documento não deve ultrapassar os valores do documento relacionado.

Assim, deve ter em conta os seguintes aspetos:

  • Deixa de ser possível adicionar novos artigos;
  • Os artigos a creditar devem fazer parte do documento relacionado;
  • Os preços e quantidades não podem ultrapassar os preços e quantidades da linha de cada artigo dos documentos de origem.

Desconto por rappel

O desconto por rappel é um "prémio" na forma de crédito atribuído a um cliente para aplicar em compras futuras ou mesmo para devolver ao cliente, caso não se verifiquem novas transações.

Neste caso, deve ter em conta que:

  • Pode emitir uma nota de crédito sem indicar um documento relacionado;
  • É possível adicionar novos artigos. 

E em relação às Notas de Débito?

A nota de débito é um documento retificativo que permite corrigir o valor de uma fatura sempre que:

  • Não tenha sido aplicado o IVA;
  • Os artigos tenham sido faturados com um IVA inferior.

Ao emitir uma nota de débito apenas existe a opção:

  • Retificar documentos específicos.

Contudo, existem alguns aspetos em que a nota de débito difere da nota de crédito.
Uma nota de débito vai acrescentar valor ao que já existe na fatura, aumentando o valor em dívida do cliente. Desta forma, na nota de débito é possível adicionar artigos ou alterar os valores dos artigos já existentes.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!