Como importar artigos nos documentos relacionados?
No processo de conciliação de documentos, o Moloni possui uma ação que permite ativar ou desativar a importação dos artigos de um documento relacionado.
Quando escolhe um documento relacionado pode também ativar ou desativar a importação dos artigos correspondentes para o documento que está a ser emitido.
Siga os seguintes passos para compreender o processo:
1. Tomemos como exemplo de uma Guia de Remessa. Vamos usar a Conciliação Automática (consulte este Guia) e converter uma Guia de Remessa numa Fatura. Para isso clique no ícone de converter.
2. Escolha a opção Fatura.
3. Na secção Artigos pode visualizar os artigos que foram importados da Guia de Remessa para o novo documento. Para relacionar outros documentos, abra o separador Documentos Relacionados.
4. Clique em Escolher Documentos.
5. Nesta listagem podemos verificar que existem outras Guias de Remessa que podem ser relacionadas com a Fatura. Ative as que pretende.
6. Os novos artigos foram adicionados à Fatura.
No entanto, pode relacionar um documento e optar por não importar os artigos, desativando a opção Importar Artigos.
Se alterar os artigos dos documentos relacionados, ao relacionar novos documentos, deve desmarcar a coluna Importar Artigos para os documentos anteriores, de forma a que estes não voltem a ser carregados.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.