Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Configurações - EDI

EDI - Como consultar documentos comunicados?

O Moloni disponibiliza uma listagem onde o utilizador pode consultar todos os documentos que foram comunicados.

Siga os passos para consultar a listagem:

1. Aceda ao menu Configurações, na secção EDI clique em Consultar.

2. A partir desta listagem pode consultar os dados de cada documento comunicado como a data de comunicação, o broker através do qual o documento foi comunicado, o estado de comunicação e uma mensagem associada ao estado de comunicação.

3. Pode atualizar o estado de comunicação de qualquer documento previamente comunicado, clicando no ícone.

4. Pode ainda, converter o documento para uma Nota de Crédito, caso o documento esteja num estado em que necessite de regularização por parte do utilizador.

A listagem suporta as seguintes segmentações:

  • Data de comunicação;
  • Segmentação por broker;
  • Segmentação por estado de comunicação;
  • Segmentação por tipo de documento e por série.


A listagem possui um resumo, onde são apresentadas as subscrições aos brokers ativas/inativas e o nº total de documentos comunicados (de acordo com as segmentações selecionadas).


O Moloni também permite que o utilizador consulte a comunicação de um documento a partir da página de detalhe do mesmo:

  • São apresentados os mesmos dados à semelhança da listagem em Configurações > EDI > Consultar;
  • O estado de comunicação do documento pode ser atualizado.

Estado de comunicação dos documentos

Os documentos comunicados possuem um estado de comunicação. Este estado varia entre os operadores de EDI, podendo ser atualizado pelo utilizador.

Esta atualização efetua um pedido ao serviço de obtenção do estado de comunicação do broker.

Após a comunicação com o portal FE-AP, o estado de comunicação inicial de um documento corresponde a Não Disponível.

Para um documento sair deste estado de comunicação, o mesmo tem de ser atualizado pelo utilizador.

Comunicar novamente um documento

Um documento só pode ser comunicado novamente para o mesmo broker se a comunicação prévia tiver resultado em erro.

Em alternativa, um documento também pode ser comunicado novamente a partir da listagem.

Quando um documento é recomunicado com um broker:

  • A data de comunicação é atualizada;
  • O estado de comunicação do documento é colocado de novo como Não Disponível.
Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!