EDI - Configurações
O que é um provedor de serviços?
Um provedor de serviços ou um broker é um agente que disponibiliza um conjunto de serviços que possibilitam a comunicação de faturas eletrónicas entre diferentes entidades. Fornece serviços responsáveis pela receção, processamento e subsequente transporte de faturas eletrónicas de uma entidade para outra.
Atualmente, existem várias entidades que disponibilizam este serviço, entre elas a eSPap. Cada entidade, no âmbito da faturação eletrónica, escolhe o provedor de serviços ou os provedores de serviços a partir dos quais deseja receber documentos de outras entidades.
O Moloni suporta a comunicação de documentos com a eSPap.
Subscrição das empresas a provedor de serviços
Uma empresa deve subscrever pelo menos um provedor de serviços para poder comunicar documentos.
Siga os passos para gerir as subscrições de uma empresa:
1. Aceda ao menu Configurações, aceder à opção Configurar da secção EDI.
2. São apresentados todos os provedores de serviços que o Moloni suporta. O processo de subscrição de uma empresa a um provedor de serviços é externo ao Moloni. Após a subscrição, são enviadas credenciais que devem ser introduzidas no Moloni para a subscrição ser registada.
Uma empresa pode estar subscrita a mais do que um provedor de serviços.
3. Uma subscrição pode ser inativada, e depois reativada. Os documentos não podem ser comunicados a provedores de serviços com subscrições inativas e inativar uma subscrição não a elimina.
4. Uma subscrição pode ser selecionada por defeito. Com esta configuração, na criação/edição de um documento, a comunicação estará por defeito ativa com esse provedor de serviços também selecionado.
Comunicação de documentos
Um documento pode ser comunicado no momento da sua emissão.
E posteriormente, no detalhe do documento.
Só podem ser comunicados documentos fechados. Na emissão de um documento, o utilizador pode escolher se deseja ou não comunicar esse documento, na secção Comunicação EDI (o documento só é comunicado se estiver finalizado).
O utilizador deve escolher, através de uma dropdown, a norma eSPap e o formato CIUS-PT. Se a empresa possuir uma conta de assinatura digital válida, o documento a comunicar é assinado digitalmente antes de ser enviado.
Caso a conta tenha mais do que uma subscrição com operadores de EDI, o utilizador deve selecionar, através de uma dropdown, o provedor de serviços com o qual deseja comunicar o documento.
Caso um provedor de serviços suporte mais do que uma norma XML, o utilizador deve escolher, através de uma dropdown, a mesma.
Durante a comunicação:
- O documento é estruturado para XML segundo a norma EDI selecionada;
- Seguidamente, o XML é enviado para o operador, de acordo com as especificações técnicas;
- Por fim, é guardado um registo da comunicação do documento, que pode ser consultado em Configurar > EDI > Consultar.
Se a empresa possuir uma conta de assinatura digital válida, o XML do documento a comunicar é assinado digitalmente, usando a norma xmlDSig (extensão XAdES-BES versão 1.3.2), antes de ser enviado:
- Para que o documento seja aceite pela solução FE-AP, a assinatura digital é obrigatória. Contudo, o Moloni comunica sempre o documento.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.