Etapas para a primeira utilização do Moloni
A utilização do Moloni é fácil e intuitiva. Antes da primeira utilização e de forma a deixar a sua conta operacional, deve completar a sua inscrição e inserir alguns dados que permitem emitir as primeiras faturas.
Para começar a usar o Moloni, existem 4 etapas:
1. Completar informações sobre a sua Empresa
Para completar as informações relativas à sua entidade, aceda ao menu Configurações e clique em Empresa.
Os dados que inserir têm impacto direto na forma como gere a sua faturação e como cumpre obrigações fiscais como é o caso da comunicação dos seus documentos de venda à Autoridade Tributária. É importante que tenha consigo o número e conservatória de registo da sua empresa e as referências de identificação bancária.
Para efetuar a comunicação com a AT, tenha consigo as referências do utilizador criado no Portal das Finanças.
2. Adicionar Artigos
Crie os primeiros artigos que vão ser utilizados nos documentos. Para saber como, consulte este Guia.
Os artigos podem dizer respeito a produtos ou serviços e são organizados através de categorias. O Moloni já inclui 2 categorias mas pode adicionar novas categorias. Para saber como, consulte este Guia.
Relativamente ao preço dos seus artigos, caso não possua o valor sem IVA, o Moloni apresenta uma calculadora que lhe permite saber, com facilidade o preço dos seus artigos sem IVA.
3. Inserir Clientes
Para a criação do perfil dos clientes são necessários: o nome da entidade, morada, localidade, código postal e n.º de contribuinte.
Pode definir preferências de idioma e faturação desse cliente. Para saber mais, consulte este Guia.
4. Comunicar as séries de documentos à AT
De acordo com as obrigações legais de 2023, é obrigatório comunicar as suas séries de documentos à AT. A Moloni reuniu um guia prático para saber como comunicar séries. Consulte o Guia para a comunicação de séries aqui.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.