Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Faturas

O que é a Retenção?

A retenção de rendimentos tem por objetivo reduzir o pagamento de Imposto sobre Rendimento de Pessoas Singulares no final do exercício.

Assim, o valor retido será deduzido ao valor a pagar. Se a retenção ultrapassar a importância devida, o excedente será devolvido em sede de liquidação fiscal.

Como criar uma Retenção no Moloni?

  1. Aceda ao menu Configurações e em Impostos e retenções, clique em Retenções.
  2. Clique em Adicionar Retenção.
  3. Preencha os campos. Ative o campo Detentor de animais vivos (Taxa SIRCA) caso pretenda usar a Taxa SIRCA.
  4. Pode ainda usar o botão Calcular retenção que o vai ajudar a calcular o valor.
    Criar uma Retenção no Moloni
  5. Clicando no botão, será apresentada uma janela onde poderá inserir o valor ilíquido e líquido, de forma a que a retenção seja calculada.
  6. Clique em Atualizar Valor e este valor será apresentado depois sob a forma de percentagem e numerário. De seguida, clique em Atualizar.
  7. Finalmente, clique em Inserir e a retenção será adicionada.

A partir do momento em que uma retenção esteja a ser usada em documentos, deixa de ser possível eliminá-la.

Ligações de Interesse

Aprenda a configurar retenções nos documentos
https://www.moloni.pt/suporte/como-utilizar-retencoes-na-fonte-nos-documentos

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!