O que são impostos cumulativos?
São impostos ou taxas que incidem sobre outros impostos ou taxas anteriormente pagos ou processados numa mesma transação, influindo na determinação do seu custo e, decorrente na fixação do seu preço.
É exemplo de um imposto cumulativo o IVA, já que incide sobre outros impostos, como o caso do IA, imposto que faz parte dos veículos automóveis.
1. O Moloni possui uma opção que lhe permite escolher se o imposto que adiciona será ou não cumulativo. Poderá encontrar esta opção no separador “Impostos” (1) na função que permite adicionar artigos.
Para saber como aplicar um imposto num artigo, consulte esta FAQ.
2. Na listagem onde adiciona os impostos, poderá encontrar uma coluna denominada “Cumulativo” (2) que deverá ativar caso o imposto pertença a esta condição. Neste exemplo, o "IVA Normal" é cumulativo por isso deve ativar este campo.
3. Depois, deverá ter em atenção a ordem dos impostos que coloca. Se o imposto é cumulativo, este deve aparecer depois dos impostos sobre os quais incide (3). Neste caso o "IVA Normal" é cumulativo sobre o "Imposto sobre Veículos", por isso o "IVA Normal" tem de aparecer no final da lista.
4. Caso não ordene os impostos da forma correta, o valor do artigo não corresponderá à realidade e não estará a aplicar o imposto da forma que é permitida pela lei da AT (Autoridade Tributária) (4).
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.