Posso usar notas de crédito para acertar pagamentos de documentos de venda?
Sim. O Moloni permite que use créditos não conciliados (Notas de Crédito) para abater em pagamentos de documentos de venda (Faturas) ao criar o seu recibo.
Ao utilizar este mecanismo de conciliação quando emite um recibo, pode liquidar pendentes de documentos de venda (Faturas) com créditos que ainda existam a favor do cliente.
Para executar esta operação, siga os passos:
1. Aceda ao menu Documentos e escolha a opção Recibos.
2. Clique em Adicionar Recibo.
3. Procure o cliente ao qual pretende emitir o recibo.
4. Selecione a opção Documentos Relacionados e Escolher Documentos.
5. Aparece o quadro dos documentos relacionados. Caso existam créditos disponíveis, aparece uma opção com o texto Conciliar com Crédito, que deve expandir ao clicar no botão Clique Aqui.
6. Ao expandir essa listagem, tem acesso às Notas de Crédito que pode conciliar/creditar e ser usado como pagamento das faturas listadas acima. Basta ativar a caixa de verificação e o sistema distribui automaticamente pelas faturas até atingir o seu valor máximo conciliável.
Se pretender, pode modificar manualmente todos os valores envolvidos, seja nas notas de crédito, ou nas faturas.
7. Quando todos os valores estiverem corretos (consultar valores nas colunas de ambas as listagens), basta clicar em Atualizar.
8. O sistema automaticamente preenche o valor a emitir no recibo e cria uma listagem com os documentos relacionados, sendo que assinala quais deles são créditos usados para efetuar pagamentos.
9. Confira o valor final do recibo e feche o documento.
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