Um recibo pode liquidar apenas parte do valor de uma fatura?
Sim. Quando estiver a relacionar um recibo com um documento, o sistema mostra-lhe que documentos não estão pagos e qual o valor a pagamento.
Pode optar por pagar na totalidade o valor da fatura, ou apenas uma parte, ficando o restante a pagamento, e que pode ser liquidado com outro recibo.
Este processo pode ser feito de 2 formas:
- Conciliação manual, ao criar um recibo através do processo habitual;
- Conciliação automática, ao utilizar o processo de conversão de documentos.
Siga os passos para cada um dos processos:
Criar um recibo de forma manual
1. Crie um novo recibo. No separador Documentos Relacionados, clique em Gerir documentos relacionados.
2. Selecione o documento que pretende liquidar. Na coluna Valor Total altere para o valor pretendido.
3. Pode verificar o valor que será conciliado. Finalize o documento.
4. Quando emitir um Recibo para este cliente, visualiza a mesma fatura com o valor em falta.
A partir da conversão de outro documento
1. Ao optar por converter diretamente um documento para um recibo, esse documento aparece selecionado no separador Documentos Relacionados. Na coluna Valor Conciliado altere para o valor para o parcial que irá ser pago.
2. Finalize o documento.
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